Noticias

Chegou a vez de quem tem 30 anos se vacinar

A vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 30 e 31 anos - sem comorbidades - começa nesta terça-feira (20) em Santa Bárbara d’Oeste. Sem a necessidade de agendamento, o público deverá apresentar o CPF e comprovante de endereço em seu nome.

A vacinação ocorre das 9 às 17 horas, nos ginásios municipais “Djaniro Pedroso” (Rua Prudente de Moraes, 250, Centro), e “Mirzinho Daniel” (Rua Bororós, s/nº, Jardim São Francisco), e na Casa de Maria (Rua Mococa, 510, Jardim das Laranjeiras).

Nesta segunda-feira (19) teve início a vacinação para pessoas de 32 e 33 anos - sem comorbidades. Também a partir desta segunda a aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 passou a ser realizada nos locais acima, deixando de ocorrer nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Para receber a 2ª dose o cidadão deve procurar um dos três pontos de imunização a partir da data previamente agendada no cartão de vacina da Covid-19. O prazo para aplicação da segunda dose é de 28 dias para a vacina da Coronavac/Butantan e a partir de 84 dias (12 semanas) para a da Oxford/Astrazeneca e da Pfizer/Biontech.

Essa reorganização do fluxo permitirá o retorno das vacinações de rotina a partir desta terça-feira para todas as UBSs do Município que possuem sala de vacina.

• Pré-cadastro

Para agilizar o processo de identificação e vacinação, é recomendado o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado de São Paulo, a todos os públicos que vêm sendo inseridos no calendário de imunização. Vale ressaltar que o cadastro não é um agendamento para a vacinação.

• Vacinação segue também para públicos já inseridos na campanha

A imunização em Santa Bárbara d’Oeste também segue para outros públicos anteriormente inseridos na campanha: pessoas com 32 anos ou mais (sem comorbidades); grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz num período de até 45 dias) com e sem comorbidades com 18 anos ou mais; pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais; pessoas com deficiência permanente, cadastradas ou não no BPC com 18 anos ou mais; pessoas com Síndrome de Down; idosos com 60 anos ou mais; profissionais da Educação com 18 anos ou mais e profissionais da Saúde.

Para alguns grupos prioritários, além do CPF e comprovante de endereço no nome, também é necessário apresentar outros documentos comprobatórios.

O Plano de Vacinação no Município é desenvolvido com cronograma de prioridades, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde e mediante envio e disponibilidade de doses.

Em caso de dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19 no Município, a pessoa pode entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, pelo telefone 3455-1654.

As informações são da Prefeitura de Santa Bárbara d`Oeste.



Rádio Luzes