Noticias

Exposição "Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos" será aberta nesta segunda

A partir desta segunda-feira (20) a Praça 9 de julho, localizada em frente ao Centro de Memórias “Historiador Antonio Carlos Angolini”, recebe a exposição itinerante “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” - trabalho de preservação e difusão da coleção do conhecido fotógrafo Augusto Strazdin e executada pelo Centro de Documentação Histórica - Cedoc da Fundação Romi. A mostra poderá ser visitada até dia 24 de setembro, das 8 horas às 16h30.

A mostra, que integra projeto de mesmo nome, inicia sua circulação por lugares públicos de Santa Bárbara d’Oeste após conclusão do trabalho de registro, digitalização, catalogação, higienização e acondicionamento do acervo do fotógrafo. Esse material está disponível para pesquisa no banco de dados do Cedoc em cdoc.fundacaoromi.org.br.

A exposição apresenta 34 fotografias produzidas por Augusto Strazdin distribuídas em sete painéis que mostram a trajetória do fotógrafo e o registro que produziu da cidade, além de retratos feitos no seu estúdio “Fotografia Santa Bárbara”. Além disso, foram produzidas 16 imagens de edifícios que Strazdin fotografou no passado para que de forma comparativa o público possa visualizar o antes e o depois como a Igreja Matriz Santa Bárbara, Escola Estadual “José Gabriel de Oliveira”, Escola Estadual “Professor Inocêncio Maia” e ETA 1, entre outros.

Augusto Strazdin (1900-1986) nasceu na Letônia e, em 1927, veio para o Brasil. Como fotógrafo trabalhou em muitas cidades até se estabelecer em Santa Bárbara d’Oeste e, em 1937 montar o estúdio “Fotografia Santa Bárbara”. Por mais de 40 anos produziu muitos retratos, e também fez inúmeras imagens de Santa Bárbara d’Oeste que são de extrema significação para o resgate da memória e da história local, pois retratam a arquitetura, o cotidiano, a ocupação e o desenvolvimento da cidade.

O projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

Exposição “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”

De 20 a 24 de setembro, das 8h às 16h30

Praça 9 de julho | R. João Lino, 362, Centro

Com informações do Centro de Documentação Histórica - Cedoc da Fundação Romi

As informações são da Prefeitura de Santa Bárbara d`Oeste.



Rádio Luzes